Information Society Brasil
 
Visão Geral do InSoc
Novidades Áudio Letras Fotos Links Diversos Contato

O Information Society, abreviadamente InSoc, surgiu da união de um grupo de estudantes de Minneapolis, em 1981. Paul Robb, Kurt Harland, James Cassidy e Amanda Kramer tinham um gosto em comum por música e pelas pistas da época. Os primeiros ensaios da banda surgiram em 1981. Em 1982, lançam um EP com cinco músicas, o primeiro contato "real" com o mundo da música. Entre 83 e 84, lançam um mini-LP chamado Creatures of Influence, que pouquíssima gente ouviu e é objeto raro nos dias de hoje, devido a baixíssima tiragem. Segundo o próprio Paul, o disco foi um fracasso comercial porque o InSoc tentou fazer um som "difícil" demais.

Após o primeiro "susto", o InSoc lança em 1985 um compacto com uma das músicas já lançada anteriormente: Running foi sucesso absoluto das pistas da época e foi esta música que colocou o InSoc no cenário technopop da época. Fizeram uma excursão por diversos lugares nos EUA em 1986, e assinaram um contrato com a gravadora independente Tommy Boy em 1987. Lançam o álbum Information Society em 88, que, obviamente, possuia a música Running. Porém, a música que se destacou no álbum foi What's on Your Mind, alcançando 3a posição nas paradas. Com estas duas músicas, o álbum alcançou o Top 5 entre os mais vendidos. Daí pra frente, foi aberto caminho para a música Walking Away disparar, que chegou ao Top 9. Repetition, a primeira balada romântica, estourou nas rádios brasileiras em 89, embora sem grande destaque no exterior. Receberam o título de revelação pela revista Rolling Stone e música do ano pela revista Spin. Em agosto de 89, fazem vários shows no Brasil, com teclados de Sally Berg. Com estes shows, o InSoc vira mania nacional.

Em outubro de 1990, lançam o álbum Hack, um pouco diferente do primeiro álbum. O InSoc se aproveitou do auge dos samplers e colocou todo tipo de som entre as faixas do álbum, bem mais do que os sons de Star Trek, usados no primeiro álbum (que por sinal, chegou a gerar problemas com a Paramount Pictures devido a direitos autorais, e foi solucionado com a liberação do material pelo filho de Leonard Limoy (Spock)). A primeira música de trabalho é Think, que chegou ao Top 30 nos Estados Unidos. How Long é o segundo hit do álbum, seguido de Slipping Away, outra balada romântica (que só tocou no Brasil), em 1991. Outra música deste álbum que tocou bastante no norte do país e no Rio de Janeiro foi Come With Me. Em janeiro de 1991, participam do Rock in Rio. Em agosto do mesmo ano, participam de uma super-turnê, percorrendo 25 cidades, a maior já realizada.

Lançado em outubro de 1992, o álbum Peace & Love, Incorporated adquire um som diferente, mais adaptado ao som da época. O primeiro sucesso é a música com o nome do próprio álbum. Infelizmente, depois desta música, apenas a balada Cry Baby chegou a tocar nas rádios e em uma novela da Rede Globo em 1993. No final de 1993, a banda sumiu, devido a alguns desentendimentos gerado pela mudança de som no mundo da música. Paul, com traços mais eletrônicos queria trabalhar em música mais "elétrica", James não tinha uma opinião própria quanto ao tipo de som. Já Kurt queria trabalhar em uma música mais industrial, estilo Gary Numan, puxando um pouco para o lado Front Line Assembly e bem de longe ao Nine Inch Nails.

No meio de 1993, o InSoc vem ao Brasil fazer seu suposto "último show". A partir do final de 1993, a banda se separa. Paul começa a trabalhar em projetos independentes e a produzir novas bandas. James se desligou do mundo da música e começou a trabalhar numa fábrica de salsichas. Kurt começou a criar músicas para vídeo game. Em 1994, Kurt compra o nome da banda e direito sobre as músicas e começa a trabalhar em seu projeto do "novo InSoc".

Embora sumido das rádios a partir de 94, o InSoc (entenda Kurt) começou a trabalhar nas novas músicas. Em 1995, a Internet começou a unir os fans de todo o mundo, através do NewGroups. Em 1996, era lançado o site InSoc.org, mantido posteriormente pelo próprio Kurt. Ainda em 1996, um misterioso show do InSoc rolou aqui pelo Brasil, com praticamente nenhuma divulgação nas rádios. Em 1997, o novo álbum Don't Be Afraid é lançado com um ar muito mais "dark", industrial. O álbum chegou ao Brasil somente em 99. Infelizmente, nenhuma música do novo álbum foi sucesso nos Estados Unidos, embora uma música, Are 'Friends' Electric, tenha tocado um pouco nas rádios americanas. O álbum deveria vir para o Brasil em 1998, porém, devido a grande diferença do som original, o lançamento foi atrasado.

Apenas em 1999 que o InSoc retorna um pouco à lembrança dos brasileiros. Uma versão da música Closing In é remixada por DJs brasileiros e toca em algumas rádios de São Paulo. Mais adiante, em abril, uma regravação feita pelo Kurt da música Express Yourself (de Madonna) para um álbum de tributo americano toca bastante apenas no Rio de Janeiro. Ainda nesta época, é lançado um álbum de tributo ao InSoc com o nome de InSoc Recombinant, lançado alguns meses depois também no Brasil. Kurt grava músicas de tributos a Madonna, Prince e U2. Em 2000, é lançado o álbum Strange Haircuts, o primeiro the best of oficial do InSoc (mundial), incluindo três remixes, com lançamento no Brasil pela Sum Records (que também relança os dois primeiros álbuns).

A partir de 2001, Kurt envolve-se muito na produção de músicas para jogos na empresa Crystal Dynamics, e desde então nenhum projeto novo com o nome InSoc aparece.

Paul, desde 1994, continua produzindo bandas ocasionais, projetos musicais, criando comerciais e fazendo participações inclusive na trilha sonora de South Park. Em geral, atuando como produtor sem um contato direto com o público. James desde sua saída do InSoc, abandonou a cena musical para trabalhar com seu pai inicialmente, e depois fazendo faculdade de ciências do solo, vida selvagem e pesca, prosseguindo com seus estudos, além de participar de teses e projetos na área.


Os membros

Após falar toda a história do InSoc, é hora de apresentar imagens para ilucidar o texto acima. Entre elas inclui os componentes da banda e seus trabalhos.

Kurt Harland Larson, vocais. Nasceu em 25 de Janeiro de 1963, em Minneapolis. Sofreu influências musicais de Kraftwerk e Gary Numan. Adora patins e computadores, ficar sozinho e carros antigos. É o homem dos samplers, exagerados às vezes. É o que mais pula em shows. Sabe um pouco de português (bem pouco), é contra qualquer tipo de drogas e bebidas.

Paul Jason Robb, programação e teclados. Nasceu em 8 de Fevereiro de 1963, em Minneapolis. Sofreu influências musicais de James Brown, Kraftwerk, Maynard Ferguson e Yello. É o mais calmo do grupo, adora comer de tudo e viajar. Gosta de música, de cigarros e conhecer o mundo. Nos shows, é comportado, sempre fumando seu charuto. Em geral, é o cabeça musical.

James R. Cassidy, baixo e guitarra. Nasceu em 26 de Julho de 1963, em Saint Paul. Sofreu influências musicais de Kiss, Pat Metheny e Blueberry Bill Hood. Embora seja o mais sorridente, é o que fica nervoso mais facilmente. Adora cozinhar e comer, principalmente carnes defumadas com vinho tinto. Diz que seu sonho é dar a volta ao mundo em um veleiro :) De todos os componentes da banda, é o menos "criativo" musicalmente.




O primeiro EP


O álbum Creatures of Influence


O álbum Information Society


O álbum Hack


O álbum Peace & Love, Inc


O álbum Don't Be Afraid

® 1997-2024 InSoc Brasil - www.insoc.com.br - Desenvolvido por InWeb Internet